15 de setembro de 2009

A Roda Dentada, o nosso Emblema

"O desenho básico do emblema - uma roda - data de 1905, ano em que foi organizado o primeiro Rotary Club na cidade de Chicago, EUA. Poucas semanas depois de formado o Clube, os sócios reuniram-se para discutir o desenho de um emblema que pudesse simbolizar o carácter de sua recém-criada organização.
Naquela época, as reuniões faziam-se "em rodízio", percorrendo os locais de trabalho dos sócios.
Um sócio apresentou o desenho de uma roda de locomotiva, com o contrapeso e com as palavras "Rotary Club" inscritas no eixo de conexão.
Outro rotário apresentou uma simples roda de carruagem. Justificaram a escolha porque a roda era bem conhecida; era básica e estava-se no início da era do automóvel. Além disso, a roda gira, dando ideia de movimento.
Os primeiros rotários escolheram como seu emblema a roda de carruagem, elaborada por Montague M. Bear, um tipógrafo-gravador que poucas semanas antes fora admitido como sócio do Clube.
Tamanho foi o entusiasmo suscitado pelo desenho de "Monty" Bear, que os sócios mandaram imprimir um stock de papel de carta, suficiente para cinco anos, tendo a roda de carruagem no cabeçalho.
Mas antes mesmo de gastar uma pequena parte deste material, os sócios chegaram à conclusão de que o emblema era "muito simples, muito estático".
Concordando com essa avaliação, "Monty" acrescentou algumas nuvens ao desenho.
Mas Tom Philips, fabricante de lanternas, comentou que "nem mesmo o Rotary poderia fazer levantar poeira na frente e atrás da roda, ao mesmo tempo".
E assim, mais uma vez, o desenho foi modificado.
"Monty" Bear acrescentou mais nuvens e adicionou uma fita com a inscrição "Rotary Club", na frente da roda.
Entretanto outros Rotary Clubs começavam a surgir: em São Francisco, Oakland, Nova Iorque e noutros centros metropolitanos dos EUA.
Todos os novos Clubes adoptaram a roda como emblema, mas acrescentaram traços característicos para identificar o Club com sua cidade.
O Rotary Club Buffalo, em Nova York, por exemplo, sobrepôs um búfalo ao centro da roda.
O Rotary Club de Oakland, na Califórnia, sobrepôs a roda a um gigantesco carvalho.
Em 1910, quando os 16 Rotary Clubs existentes se reuniram na cidade de Chicago e formaram a "Associação Nacional de Rotary Clubs", havia tantos desenhos de emblemas quanto Clubs.
Antes da Convenção de 1912, de Duluth, no Estado de Minnesota, a sede nacional convidou todos os Clubes a apresentarem o desenho de um emblema a ser usado por todos os Rotary Clubs, devendo ter a roda como elemento básico.
Naquela cidade de Duluth, foi adotada como emblema oficial uma roda de engrenagem, com as cores azul real e dourado.
Mas mesmo esse desenho não durou mais de oito anos. Alguns engenheiros reclamaram que a roda era mecanicamente defeituosa e não podia realizar nenhum trabalho.
Foi então nomeada uma comissão de dois rotários para fazer a devida correcção, sendo eles Oscar B. Jorge, de Duluth e Charles Henry Mackintosh, de Chicago.
O desenho desses dois rotários, anunciado e adoptado em 1920, foi usado desde então, com uma excepção. Eles tinham-se esquecido de introduzir um rasgo de chaveta na roda, e sem chaveta, a engrenagem seria inútil, incapaz de transmitir força ao eixo ou ser por ele impulsionada.
O rasgo de chaveta foi acrescentado em 1923, continuando um movimento que dura até hoje."